quarta-feira, 26 de junho de 2013

Modos (parte 3)

Os modos dório e frígio são vizinhos do menor, e têm sido usados muitas vezes nesse contexto (por exemplo: o ré menor dório do Quarteto de cordas de Debussy). O modo lídio, com seu trítono característico é potencialmente mais desagregador, e foi usado exatamente por essa qualidade por Bartók, Davies e outros. Bartók também usou bastante um modo que descobriu na música romena,consistindo numa metade inferior lídia e uma superior mixolídia: dó- ré - mi - fá# -sol - lá - sib - dó. Esse modo é às vezes  chamado de "escala acústica", já que se aproxima dos primeiros elementos da série harmônica.

 Trecho retirado do livro Enciclopédia da música do século XX - Paul Griffiths


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergaminho do Mestre

 Olá, Aventureiro! Se está aqui, decifrou o pergaminho.  Agora deve ir ao Mestre do Jogo e perguntar onde você e seu grupo devem encontrar a...