Os modos dório e frígio são vizinhos do menor, e têm sido usados muitas vezes nesse contexto (por exemplo: o ré menor dório do Quarteto de cordas de Debussy). O modo lídio, com seu trítono característico é potencialmente mais desagregador, e foi usado exatamente por essa qualidade por Bartók, Davies e outros. Bartók também usou bastante um modo que descobriu na música romena,consistindo numa metade inferior lídia e uma superior mixolídia: dó- ré - mi - fá# -sol - lá - sib - dó. Esse modo é às vezes chamado de "escala acústica", já que se aproxima dos primeiros elementos da série harmônica.
Trecho retirado do livro Enciclopédia da música do século XX - Paul Griffiths
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pergaminho do Mestre
Olá, Aventureiro! Se está aqui, decifrou o pergaminho. Agora deve ir ao Mestre do Jogo e perguntar onde você e seu grupo devem encontrar a...
-
Sempre pergunto em minhas aulas duas coisas: O que é Música? Para que serve Música? E colho diversas respostas. “Música é letra”. “Mú...
-
A Aldeia dos Magos Escondidos! Em um tempo antigo que não foi registrado em livros de história, houve uma guerra. Orcs, Human...
-
Prólogo Sentados à mesa de um bar, discutiam realidades alternativas, conspirações, futebol e mulheres. A fumaça ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário