A Arte Musical Ocidental,do séc. XVII ao XX,distinguia-se pela redução do número de modos disponíveis a dois: Maior e Menor. Um sintoma da crescente instabilidade do sistema por volta de 1900 foi a introdução de outros modos, entre eles os eclesiásticos(Debussy, Emmanuel), o pentatônico (Puccini, Mahler), modos de música folclórica (Bartók,Vaughan Williams) e modos inventados ,inclusive principalmente o modo de tons inteiros (Debussy). Desses, os mais importantes foram os modos eclesiásticos, já que também são subjacentes à maioria da música folclórica europeia. Os mais comuns são os mais antigos, os "modos autênticos" : dório, frígio, lídio, mixolídio.
Trecho retirado do livro Enciclopédia da música do século XX - Paul Griffiths
domingo, 23 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pergaminho do Mestre
Olá, Aventureiro! Se está aqui, decifrou o pergaminho. Agora deve ir ao Mestre do Jogo e perguntar onde você e seu grupo devem encontrar a...
-
As 10 classes de palavras ou classes gramaticais As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo...
-
Oi, Meus Amigos! Vou escrever aqui o início da última aventura. Quem jogou se lembra? Qual a proposta? Dar continuidade! Escrever umas...
-
Olá, amigos! Vocês notaram que a última aula tratou das classes de palavras ou classes gramaticais. Nas videoaulas, já falei disso: da fala,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário