terça-feira, 9 de junho de 2020

Produção de Texto Aula 37 Estrutura do Verbo

Estrutura do Verbo

Os verbos, quando conjugados, são compostos por um radical, uma vogal temática, uma desinência modo-temporal e uma desinência número-pessoal, que se encontram estruturados na seguinte ordem:

radical + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal

Radical

O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. 

  • And- é o radical do verbo andar.
  • Escrev- é o radical do verbo escrever.
  • Part- é o radical do verbo partir. 

Vogal temática

Através da vogal temática é possível distinguir as três conjugações verbais.

  • Vogal temática -a- indica a 1.ª conjugação: amar, brincar, ensaiar, trabalhar, falar,…
  • Vogal temática -e- indica a 2.ª conjugação: saber, viver, caber, entreter, concorrer,…
  • Vogal temática -i- indica a 3.ª conjugação: sorrir, dormir, dividir, concernir, assistir,…

O radical e a vogal temática formam o tema. O tema é a parte do verbo à qual se juntam as desinências, possibilitando a flexão verbal.

Desinências modo-temporais

As desinências modo-temporais indicam o modo e o tempo dos verbos.
 
Desinências modo-temporais do indicativo:
Pretérito perfeito: -ra- apenas para a 3.ª pessoa do plural.
Pretérito imperfeito: -va- para a os verbos da 1.ª conjugação e -ia- para os verbos da 2.ª e 3.ª conjugações.
Pretérito mais-que-perfeito: -ra- átona.
Futuro do presente: -ra- tônica e –re-
Futuro do pretérito: -ria-

Desinências modo-temporais do subjuntivo:
Presente: -e- para a os verbos da 1.ª conjugação e -a- para os verbos da 2.ª e 3.ª conjugações.
Pretérito imperfeito: -sse-
Futuro: -r-
 
Desinências modo-temporais das formas nominais:
Gerúndio: -ndo
Particípio: -do
Infinitivo: -r

Desinências número-pessoais

As desinências número-pessoais indicam o número e a pessoa verbal.
 
1.ª pessoa do singular: -o no presente do indicativo e –i no pretérito perfeito do indicativo e no futuro do presente.
2.ª pessoa do singular: -s e –ste no pretérito perfeito do indicativo.
3.ª pessoa do singular: -u no pretérito perfeito do indicativo.
 
1.ª pessoa do plural: -mos
2.ª pessoa do plural: -is, -stes no pretérito perfeito do indicativo e –des no futuro do subjuntivo, infinitivo pessoal e presente do indicativo de alguns verbos irregulares.
3.ª pessoa do plural: -m indicativo de nasalidade e –ão no futuro do presente.
 
Nota: Nem todas as formas verbais apresentam vogal temática e desinências.

Produção de Texto Aula 36 Verbos Auxiliares

Verbos auxiliares

Os verbos auxiliares são usados em locuções verbais, tempos compostos e voz passiva, juntamente com as formas nominais dos verbos (infinitivo, particípio e gerúndio), que atuam como verbo principal.

Principais verbos auxiliares

ser;
estar;
ter;
haver.

O verbo auxiliar não tem um sentido pleno. Apresenta as desinências verbais, sendo flexionado, indicando o tempo, o modo, o número, a pessoa e o aspecto da ação verbal. O significado da ação verbal é transmitido pelo verbo principal.

Exemplos de uso de verbos auxiliares

O ator foi convidado para a gala.
Verbo auxiliar: foi (verbo ser)
Verbo principal: convidado (verbo convidar)

Está chegando o avião da Paula.
Verbo auxiliar: está (verbo estar)
Verbo principal: chegando (verbo chegar)

Eu tenho estudado para o exame.
Verbo auxiliar: tenho (verbo ter)
Verbo principal: estudado (verbo estudar)

Hei de conseguir aquele emprego.
Verbo auxiliar: hei (verbo haver)
Verbo principal: conseguir (verbo conseguir)

Verbos auxiliares acurativos

São chamados de verbos auxiliares acurativos os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, são usados para indicar com maior rigor os momentos da ação verbal.

Assim, os verbos auxiliares acurativos indicam o início da ação, a continuidade da ação, o desenvolvimento da ação, a repetição da ação e o fim da ação, entre outros.

Lista de verbos auxiliares acurativos

andar;
ir;
vir;
começar;
pôr-se;
continuar;
tornar;
voltar;
costumar;
ficar;
acabar;
deixar;
parar;
cessar;
...

Exemplos de uso de verbos auxiliares acurativos

Para transmitir o início da ação:
Começar a estudar é sempre complicado, mas depois embalo.

Para transmitir a continuidade da ação:
Minha avó, aos oitenta anos, continua ouvindo rock.

Para transmitir a conclusão da ação:
Finalmente acabei de escrever meu livro!

Verbos auxiliares modais

São chamados de verbos auxiliares modais os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, são usados para indicar com maior rigor o modo como ocorre a ação verbal.

Assim, os verbos auxiliares modais indicam obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, esforço e finalização, entre outros.

Lista de verbos auxiliares modais

dever;
precisar;
poder;
querer;
conseguir;
pretender;
tentar;
chegar;
...

Exemplos de uso de verbos auxiliares modais

Para transmitir possibilidade:
É muito bom poder vivenciar este momento com você.

Para transmitir desejo:
Eles querem aprender alemão.

Para transmitir intenção:
Pretendo ganhar esse prêmio literário.

Leia também: Verbos auxiliares modais.

Verbos auxiliares causativos e sensitivos

São chamados de verbos auxiliares causativos e sensitivos os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, não formam locução verbal mas atuam como tal.

Lista de verbos auxiliares causativos

deixar;
mandar;
fazer;
tornar;
...

Lista de verbos auxiliares sensitivos

ver;
olhar;
ouvir;
sentir;
...

Exemplos de uso de verbos auxiliares causativos e sensitivos

  • Faça-o parar imediatamente! (causativo).
  • Deixei-a sair da minha vida, porque era isso que ela queria. (causativo).
  • Senti ranger a madeira, mas não tive reação de fugir. (sensitivo).
  • Ouvi-a chamar por você a noite toda. (sensitivo).

Produção de Texto Aula 35 Verbos Pronominais

Verbos pronominais

São chamados de verbos pronominais os verbos que são conjugados juntamente com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se). Esse pronome oblíquo se referirá, obrigatoriamente, à mesma pessoa do sujeito.

Assim, a conjugação pronominal ocorre quando o pronome oblíquo está relacionado com o pronome reto ou sujeito equivalente. Pode ser reflexiva ou recíproca.

Conjugação pronominal reflexiva

Na conjugação pronominal reflexiva, a ação recai sobre o próprio sujeito.

Conjugação reflexiva do verbo pentear no presente do indicativo:

Eu penteio-me ou eu me penteio
Tu penteias-te ou tu te penteias
Ele penteia-se ou ele se penteia
Nós penteamo-nos ou nós nos penteamos
Vós penteai-vos ou vós vos penteais
Eles penteiam-se ou eles se penteiam

Conjugação pronominal recíproca

Na conjugação pronominal recíproca, a ação recai sobre cada um dos sujeitos. Só ocorre com sujeitos plurais (nós, vós, eles).

Conjugação recíproca do verbo abraçar no presente do indicativo:

Nós abraçamo-nos ou nós nos abraçamos
Vós abraçastes-vos ou vós vos abraçastes
Eles abraçaram-se ou eles se abraçaram

Verbos pronominais essenciais e acidentais

Os verbos pronominais podem ser classificados em: essenciais e acidentais.

Verbos pronominais essenciais são verbos usados apenas na sua forma pronominal, cujo radical transmite uma ideia de reflexibilidade, como:

Verbos pronominais acidentais são verbos usados tanto na forma pronominal como na forma simples. O radical não apresenta uma ideia de reflexibilidade, sendo essa transmitida com o uso do pronome oblíquo, como:

Colocação pronominal

A colocação pronominal pode ocorrer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

Próclise: Não me sentei porque não quis.
Ênclise: Sentei-me porque quis.
Mesóclise: Sentar-me-ei quando quiser.

A forma enclítica é a forma base de colocação pronominal, não sendo, contudo, a mais usada, visto que o uso da próclise se encontra generalizado na linguagem falada. 

O uso da próclise ou da ênclise é facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.

 

Pergaminho do Mestre

 Olá, Aventureiro! Se está aqui, decifrou o pergaminho.  Agora deve ir ao Mestre do Jogo e perguntar onde você e seu grupo devem encontrar a...