terça-feira, 9 de junho de 2020

Produção de Texto Aula 35 Verbos Pronominais

Verbos pronominais

São chamados de verbos pronominais os verbos que são conjugados juntamente com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se). Esse pronome oblíquo se referirá, obrigatoriamente, à mesma pessoa do sujeito.

Assim, a conjugação pronominal ocorre quando o pronome oblíquo está relacionado com o pronome reto ou sujeito equivalente. Pode ser reflexiva ou recíproca.

Conjugação pronominal reflexiva

Na conjugação pronominal reflexiva, a ação recai sobre o próprio sujeito.

Conjugação reflexiva do verbo pentear no presente do indicativo:

Eu penteio-me ou eu me penteio
Tu penteias-te ou tu te penteias
Ele penteia-se ou ele se penteia
Nós penteamo-nos ou nós nos penteamos
Vós penteai-vos ou vós vos penteais
Eles penteiam-se ou eles se penteiam

Conjugação pronominal recíproca

Na conjugação pronominal recíproca, a ação recai sobre cada um dos sujeitos. Só ocorre com sujeitos plurais (nós, vós, eles).

Conjugação recíproca do verbo abraçar no presente do indicativo:

Nós abraçamo-nos ou nós nos abraçamos
Vós abraçastes-vos ou vós vos abraçastes
Eles abraçaram-se ou eles se abraçaram

Verbos pronominais essenciais e acidentais

Os verbos pronominais podem ser classificados em: essenciais e acidentais.

Verbos pronominais essenciais são verbos usados apenas na sua forma pronominal, cujo radical transmite uma ideia de reflexibilidade, como:

Verbos pronominais acidentais são verbos usados tanto na forma pronominal como na forma simples. O radical não apresenta uma ideia de reflexibilidade, sendo essa transmitida com o uso do pronome oblíquo, como:

Colocação pronominal

A colocação pronominal pode ocorrer antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

Próclise: Não me sentei porque não quis.
Ênclise: Sentei-me porque quis.
Mesóclise: Sentar-me-ei quando quiser.

A forma enclítica é a forma base de colocação pronominal, não sendo, contudo, a mais usada, visto que o uso da próclise se encontra generalizado na linguagem falada. 

O uso da próclise ou da ênclise é facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergaminho do Mestre

 Olá, Aventureiro! Se está aqui, decifrou o pergaminho.  Agora deve ir ao Mestre do Jogo e perguntar onde você e seu grupo devem encontrar a...